HomeAvaliando8 fatores que podem levar as franquias ao fracasso

8 fatores que podem levar as franquias ao fracasso

8 fatores que podem levar as franquias ao fracasso

1. Criação de diversos modelos de franquia

Vários modelos de formato de franquia criados para expandir a rede em localidades menores, sem o perfil adequado, que não comportam o modelo tradicional. São criados, então, modelos com investimento menor e mix reduzido de produtos, levando o franqueador a descaracterizar o negócio.

2. Expansão focada na quantidade e não na qualidade

Tendência para expansão de maneira desordenada, para chegar a um número de unidades franqueadas que possam justificar os custos da empresa franqueadora, sem a preocupação de selecionar corretamente o franqueado e planejar a expansão de maneira profissional. O resultado é a abertura e o fechamento constante de unidades.

3. “Tropicalização” de franquias

Problema bem parecido com o item número 1, também é uma forma de adaptar a franquia aos gostos de cada região onde se abre uma unidade. Com isso, a empresa vive alterando o mix de produtos, inserindo alguns e tirando outros a cada nova localidade, perdendo escala e ganho de competitividade.

4. Franqueadores com diversos negócios diferentes que vendem franquias

Depois de ganhar experiência vendendo uma franquia, alguns franqueadores arriscaram criar outras empresas franqueadoras para vender franquias de diversas marcas, com diversos tipos de produtos ou serviços diferentes para diferentes gostos e bolsos. Conclusão: perda de foco e de envolvimento em cada um dos negócios criados.

5. Falta de experiência na operação de unidades próprias

Grande parte dos franqueadores não tem experiência suficiente para vender franquias, porque sequer operaram unidades próprias tempo suficiente para aprenderem a acertar e errar.

6.  Licenciamento ao invés de franquias

Para não ter problemas na justiça com a lei do Franchising ou até mesmo por falta de orientação adequada, empresas dizem “licenciar” uma marca, quando na verdade, concedem franquias.

7.  Contratação de corretores de franquias

Com o objetivo de acelerar a expansão, franqueadores contratam empresas ou executivos para intermediar o contato entre potenciais candidatos e terceirizar a venda da franquia. Depois, amargam a experiência de não conseguir entregar o que foi vendido por outras pessoas.

8. Fundo de Propaganda mal administrado

Um dos problemas que mais levam franqueados a recorrer à justiça é o fundo de propaganda administrado de maneira incorreta, sem a transparência necessária e com campanhas que não beneficiam a rede como um todo.

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário