HomeDecidindoComo saber se o franqueador vai cumprir tudo o que prometeu?

Como saber se o franqueador vai cumprir tudo o que prometeu?

Como saber se o franqueador vai cumprir tudo o que prometeu?

Você conversou com o franqueador da franquia que deseja comprar e ele só falou coisas maravilhosas sobre o negócio, certo? Contou a você como a empresa é sólida, rentável, com franqueados extremamente satisfeitos e com retorno do investimento muito atrativo. Um excelente negócio! Além disso, você deve ter ouvido que terá todo o suporte da franqueadora no treinamento, na consultoria de campo e que a franqueadora estará ao seu lado sempre que você precisar. Mas quais são as garantias que você terá de que tudo isso será mesmo colocado em prática?

O Franchising é regulamentado por lei e um dos maiores instrumentos que você terá em mãos para comprovar a veracidade de tudo o que lhe for dito é a COF – Circular de Oferta de Franquias. A entrega deste documento é obrigatória, por lei, para todas as pessoas que desejam comprar uma franquia. Portanto, não assine e nem pague nada antes de ler com cuidado todas as informações. A COF possui todas as informações da franqueadora: seu histórico de fundação e início no Franchising, quem são seus sócios e quais são suas histórias, a situação legal e financeira da empresa, quem são seus fornecedores, como é feita a distribuição de produtos, como funciona o treinamento, qual é o suporte oferecido pela empresa e a relação de todos os franqueados atuais e daqueles que fecharam a franquia nos últimos dois meses.

Tudo o que estiver escrito na COF pode ser cobrado depois do franqueador e você estará amparado pela lei. Mas cuidado: o que não está detalhado neste documento, mesmo que tenha sido prometido a você, não poderá ser contestado depois que você assinar o contrato. É por isso que existem inúmeras ações na Justiça de franqueados contra franqueadores. O documento é extenso e muitos acabam não tendo paciência para ler cada item, mas não deixe de analisar todos os pontos e, de preferência, juntamente com seu advogado.

 

Quais são os itens que uma Circular de Oferta de Franquias deve ter?

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário