HomeOperandoPago o Fundo de Propaganda e não vejo nada sendo feito para os franqueados

Pago o Fundo de Propaganda e não vejo nada sendo feito para os franqueados

Pago o Fundo de Propaganda e não vejo nada sendo feito para os franqueados

A Taxa de Propaganda paga mensalmente por você compõe um Fundo Cooperado de Propaganda para ações de Marketing e Publicidade da rede. Mas, quais são exatamente as regras do Fundo de Propaganda da sua franquia? É o franqueador que contrata uma agência de propaganda para fazer as campanhas e materiais como banners, folhetos, anúncios, outdoor e outros, ou cada franqueado precisa desenvolver localmente suas ações?

Em algumas empresas franqueadoras mais estruturadas, existe um Comitê de Marketing, formado por franqueados e representantes do franqueador, para a decisão em conjunto do que vai ser feito para a rede. Em outras, a franqueadora simplesmente orienta os franqueados como realizar o Marketing local de cada franquia. É importante verificar o que consta em sua COF – Circular de Oferta de Franquias no item Taxa de Propaganda. Lá deverão estar todas as regras e como funciona a administração desta taxa paga todos os meses.

O número pequeno de franqueados de uma franquia também pode ser um limitador para as ações de Marketing, porque a soma de todas as taxas ainda não atinge uma verba mínima para ser investida em Publicidade. Nesses casos, muitas vezes, o franqueador decide por formar um Fundo de Propaganda que vai crescer gradativamente com a entrada de mais franqueados, para só então, aplicar o dinheiro em ações de marketing. Certifique-se da existência de uma conta bancária aberta apenas para os depósitos desta taxa, pois em hipótese alguma o franqueador pode misturar este dinheiro com outras receitas da franqueadora, como a taxa de Royalties, por exemplo.

 


Franqueados contam como é o Marketing de suas franquias

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário