HomeInteressadoQuais as obrigações do Franqueador e do Franqueado?

Quais as obrigações do Franqueador e do Franqueado?

Quais as obrigações do Franqueador e do Franqueado?

Numa relação de franquia, onde ambos os lados ganham, franqueadores e franqueados têm direitos e também obrigações que devem ser cumpridas. Um negócio para dar certo precisa do empenho constante entre as duas partes, pois é o conjunto de esforços que leva ao sucesso de uma operação.

Caso a sua escolha seja comprar uma franquia, você deve saber, em primeiro lugar, que está comprando um negócio pronto, portanto precisa obedecer as regras da franquia no que diz respeito a padrões visuais, mix de produtos e aplicação do treinamento oferecido. Numa franquia não vale querer inventar nada, nem mudar o que já foi testado pelo franqueador. Você também terá a obrigação de pagar algumas taxas, como a Taxa de Franquia, assim que a compra do negócio é efetuada, e mensalmente mais duas taxas, que normalmente são um percentual de seu faturamento definido em contrato: Royalties à empresa franqueadora e Propaganda, que vai formar o Fundo de Propaganda da rede, para custear campanhas de marketing e publicidade . É importante também que você saiba que uma de suas maiores obrigações será o trabalho e a dedicação integral à sua franquia.

Já os franqueadores precisam cumprir também uma série de obrigações. Em primeiro lugar, deverão repassar a você todo o know-how do negócio através de programas de treinamento, tanto para o franqueado, como para sua equipe. Em seguida, o franqueador deve ter uma estrutura que possa oferecer suporte contínuo a seus franqueados, como:

- Consultoria de Campo, que será responsável por acompanhar periodicamente sua franquia, melhorando a performance da loja e aplicando métodos e treinamentos constantes

- Pesquisas constantes e desenvolvimento de novos produtos, sistemas e tecnologia para serem testados e posteriormente implantados na rede

- Desenvolvimento e negociações com fornecedores

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário