HomeAvaliandoQue perguntas posso fazer ao franqueador antes de decidir pela franquia?

Que perguntas posso fazer ao franqueador antes de decidir pela franquia?

Que perguntas posso fazer ao franqueador antes de decidir pela franquia?

Você está analisando as franquias que escolheu e agora vai conversar com os franqueadores de cada uma delas. A primeira dica é ir com perguntas já anotadas para não esquecer de perguntar nenhum detalhe importante sobre a empresa e aqui você encontra formulários que vão lhe ajudar sobre tudo o que deve perguntar (veja: 10 questões para perguntar antes de investir em uma franquia) . Em seguida, é bom checar se realmente você está conversando com alguém (dono, diretor ou gerente) da própria empresa ou se a pessoa que lhe atendeu é um corretor de franquias. Peça para falar sempre com o franqueador, não aceite intermediários que estão apenas de olho na comissão que vão ganhar pela venda da franquia.

De uma maneira geral, você deve saber, em primeiro lugar, como é a estrutura da empresa franqueadora: quando foi fundada, quanto tempo operou esse negócio antes de iniciar a venda da franquia, quantas unidades próprias o franqueador tem hoje (lembrando que se ele está vendendo franquias, o negócio deve ser bom também para ele), quantas franquias estão em operação, quantas já fecharam e porquê, quais os custos do negócio (de maneira detalhada, desde as taxas até os custos com instalação e montagem), qual é o treinamento oferecido, quais são as localidades escolhidas para a instalação de uma nova franquia e se é o próprio franqueador que fornece produtos para a rede franqueada ou se você contará com uma lista de fornecedores homologados por ele para vender produtos para a rede.

Depois, solicite a lista de franqueados para conversar com pelo menos 4 deles (dois mais antigos e dois mais novos). Esta lista está na COF (Circular de Oferta de Franquias) que é um documento legal e que todo o franqueador é obrigado a entregar. Não se esqueça de anotar tudo para comparar com outras do mesmo setor que você está pesquisando. Uma última dica: preste atenção como é atendido, porque provavelmente esta será a forma que você será atendido depois que adquirir a franquia.

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário