HomeInteressado5 pontos essenciais para considerar antes de investir em franquia

5 pontos essenciais para considerar antes de investir em franquia

5 pontos essenciais para considerar antes de investir em franquia

Quer saber se você tem realmente o perfil para ser um franqueado? Veja aqui cinco pontos fundamentais para entrar neste setor sem se decepcionar.
Por Marcus Rizzo, especialista em franquias. Originalmente publicado na Revista Exame

 

Como saber se tenho perfil para abrir uma franquia?

Podemos começar falando sobre aquela orientação padrão: para ter uma franquia é preciso ter persistência, dedicação, envolvimento, espírito empreendedor, capital e identificação com o negócio. Mas tudo isso você já sabe e tem a certeza que possui com sobra todas estas características, ou pelo menos acredita que tem todas.

Vamos ver algumas orientações não tradicionais, diferentes daquelas que você encontra em todos os manuais de empreendedorismo.

O sucesso (ou a falência) de um negócio é criado e desenvolvido pela pessoa que decidiu por ele, ou seja, por mais testado e vencedor que o negócio seja, de nada adianta, pois o que importa agora é você!

É isto mesmo: você pode ter encontrado o negócio perfeito, com todos os sistemas de operação e seus processos muito profissionais, mas, se você não for a pessoa certa, não funcionará.

Franqueadores bem estruturados buscam franqueados que possam atender o negócio em cinco áreas fundamentais. Veja como e quanto você se encaixa perfeitamente em cada uma delas:

Encaixe com a cultura do negócio
Quanto você se encaixa ou não nesta tribo? Um negócio que emprega jovens descolados com tatuagens e cabelo de ouriço é sua tribo? Ou aquele outro com uniformes engomados e cabelos escondidos?

Você é adepto, ou mesmo se identifica com qual tribo? Afinal, qual é sua tribo? Como você se encaixa num negócio que atende “mulheres à beira de um ataque de nervos” comprando um sapato e uma bolsa? Ou mesmo “homens sabichões” analisando o cardápio de seu estabelecimento?

Lucidez financeira
Ter lucidez financeira não quer dizer que você deva ser um especialista em finanças e investimentos, conhecer procedimentos contábeis, demonstrações financeiras e balanços.

Lucidez financeira é compreender que seus números lhe darão o foco para aquelas áreas do seu negócio que mais devem exigir sua atenção e ação, apontando os caminhos para o retorno esperado do seu investimento no negócio.

Você pode não ser um especialista (aliás, não deve), mas precisa ter muita vontade de conhecer com detalhes todos os números do seu negócio e, adicionalmente a clareza para analisar e agir.

O capital investido
Franqueados possuem diferentes razões por desejarem investir numa franquia.

Alguns querem uma franquia por acreditarem que é um investimento fácil, pois basta abrir a loja e o negócio funciona sozinho. Acreditam que o simples ato de pagar mensalmente os royalties será o suficiente para transferir a sua responsabilidade pelo sucesso no negócio.

Se você procura investir em uma franquia que funcione sozinha está no caminho errado. É por este motivo que não é possível comparar o investimento numa franquia com outros investimentos financeiros disponíveis no mercado.

Entre numa franquia quando você entender que mais importante do que todos os recursos financeiros exigidos é o “capital trabalho”. Este sim é o seu maior e mais valioso investimento.

Vontade de servir
Você acaba de entrar na franquia que possui “o melhor hambúrguer do mundo”. Mas, se você não oferecer de forma associada o melhor serviço do mundo, o seu negócio vai quebrar.

Você está em um negócio de entrega de pizza e sabe que poderá entregar a pizza mais saborosa do que qualquer outro. Mas, se você não entregar esta pizza com a velocidade desejada pelo cliente, de nada adiantará o seu cuidadoso preparo.

O valor do serviço que gera grandes experiências ao cliente é o que diferencia um negócio de sucesso de um outro qualquer.

Vontade de servir é buscar uma franquia totalmente orientada para servir o cliente e menos, mas muito menos, orientada para o produto.

Seguir o modelo e suporte do negócio
Uma das razões do negócio ser franqueável é a força e solidez do modelo de negócio. Este modelo teve seu sucesso testado e comprovado não apenas em um local, mas em vários, e o franqueador pode demonstrar suas metodologias e processos em cada um deles.

Foi para ter este modelo e toda a experiência que você pagou. Então siga o modelo, não invente e não mude. Se você é daqueles que deseja dar um toque pessoal ao modelo padronizado de negócio, não gaste seu dinheiro, tempo e trabalho com franquia, monte seu próprio negócio.

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário