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O que fazer quando a franquia não dá retorno?

O que fazer quando a franquia não dá retorno?

Ao investir em uma franquia, é necessário considerar também o tempo gasto no negócio

Escrito por Marcus Rizzo, especialista em franquias e editado por Priscila Zuini. Originalmente publicado na Revista Exame.

Franquia só funciona com muito trabalho e dedicação e adicionando a variável tempo faz com que a expectativa de retorno em uma franquia seja bem maior do que qualquer investimento passivo como ações ou imóveis.

Como o custo do dinheiro no Brasil é um dos mais altos do mundo, um bom retorno para investimentos passivos pode variar entre 10% e 15% ao ano. No entanto, para franquias, contando o tempo envolvido, o valor razoável seria entre 20% e 25% ao ano.

Como o componente trabalho é fundamental, podemos considerar como razoável três anos para obter o ponto de equilíbrio (mês/ano em que o somatório de seus ganhos se igualam ao valor investido no negócio).

O retorno oferecido por sua franquia pode ser comparado com outros investimentos passivos. Se for menor talvez não valha a pena dedicar seu esforço e dinheiro no negócio, mas a tudo isto deve ser adicionado outro componente importante na avaliação: o seu desejo e sua expectativa pessoais pelo negócio e pelo retorno.

O retorno deve ser estimado sempre antes de entrar na franquia, através das informações fornecidas pelo franqueador na COF (Circular de Oferta de Franquias).

Falta de dedicação e envolvimento com a franquia é uma das causas mais frequentes da falta de retorno – se você se desinteressou pelo negócio e não tem envolvimento constante, converse com seu franqueador para revender a franquia. Pior do que ter um emprego do qual não se gosta é ter um negócio com o qual você não se identifica.

Mas, se você gosta do negócio e dedica-se a ele, explore com o seu franqueador as possibilidades de relocalizar a franquia – muitas franquias apresentam desempenho ruim por localização inadequada, geralmente fora do alcance do seu público alvo. Esta é a solução mais cara, pois implicará em novos investimentos.

Tente ainda conversar com seu franqueador para aplicar ações de marketing que possam melhor suas receitas e avaliar seus custos operacionais, especialmente os custos fixos como locação e pessoal, que podem estar comendo toda a rentabilidade do negócio.

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