HomeBuscandoQuais as desvantagens de ter uma franquia em casa?

Quais as desvantagens de ter uma franquia em casa?

Quais as desvantagens de ter uma franquia em casa?

Falta de disciplina e problemas com a gestão do negócio são comuns

Escrito por Marcus Rizzo, especialista em franquias e editado por Priscila Zuini. Originalmente publicado na Revista Exame.

 

No Brasil, as franquias home-based são conhecidas como microfranquias e possuem uma série de vantagens. Para um franqueado, a principal vantagem é o baixo investimento inicial. Para montar uma franquia em casa, não há necessidade de investir em instalações e o custo de operação do negócio também é baixo.

Também o tempo entre a aquisição da franquia e o início de sua operação é pequeno. Com isso, os custos iniciais de operação são reduzidos.Com muitas vantagens aparentes no momento da compra/venda, as desvantagens acabam aparecendo principalmente depois, quando começa a operação do negócio.

O baixo investimento na franquia pode atrair candidatos fora das qualificações desejadas. A facilidade em vender franquias de baixo investimento motivam franqueadores a aceitarem quantidade em detrimento da qualidade exigida para operar o negócio.

A maioria dos negócios exige candidatos que possuam forte orientação para vendas. Mas, os franqueadores nem sempre conseguem franqueados com este tipo de orientação. Pressionado pela velocidade na operação do negócio, o treinamento geralmente é incipiente e não consegue preparar o candidato para operar de forma adequada. Mesmo com o reduzido investimento inicial já existem litígios de franqueados insatisfeitos e isso deve aumentar.

Alguns franqueados não possuem disciplina adequada para trabalhar em casa em comparação às exigências de um negócio com estrutura implantada em um ponto comercial. Isto pode fazer com que negligenciem seus negócios buscando outros caminhos. Mesmo estas franquias precisam de funcionários que exigem liderança, gestão e organização. Pode ser difícil gerenciar pessoas de casa em comparação com um local onde os funcionários se apresentam para trabalhar.

Boa parte destas franquias acaba tendo uma organização na forma de pirâmide, em que o franqueador licencia máster-franqueados que, por sua vez, licenciam franqueados. Franqueador e master garantem suas receitas pela enorme quantidade de franquias vendidas, o franqueado individualmente nem sempre consegue alcançar o patamar desejado.

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário