HomeBuscandoQuais os erros comuns ao escolher uma franquia?

Quais os erros comuns ao escolher uma franquia?

Quais os erros comuns ao escolher uma franquia?

Especialista indica três equívocos que podem ser evitados na compra de uma franquia

Escrito por Marcus Rizzo, especialista em franquias e editado por Priscila Zuini. Originalmente publicado na Revista Exame.

 

Em franquias, como qualquer negócio, não há garantia de sucesso. Mas com alguns cuidados é possível evitar os erros mais comuns cometidos por quem busca uma franquia. O primeiro deles é não investigar e avaliar a organização franqueadora.

Você vai colocar uma substancial quantia de dinheiro na franquia e no franqueador através da taxa de franquia e dos investimentos iniciais exigidos para o negócio. Além disso, deverá estabelecer um relacionamento comercial de longo prazo e, por isso, é muito importante saber tudo sobre a franquia e franqueador.

Vale a pena conferir também quem são os dirigentes que administram a empresa e, principalmente, como se envolvem no negócio. Avalie o quanto e como esta empresa está orientada e preparada para lhe dar suporte na operação de um negócio que você não conhece.

O segundo erro é não falar com quem já está no negócio. Peça ao franqueador uma lista dos franqueados. Esta lista consta da Circular de Oferta de Franquias (COF) que o franqueador deve lhe entregar antes da assinatura de contrato, incluindo aqueles que se desligaram do negócio. Faça contato com eles e marque um encontro. Eles são a sua melhor fonte de referência sobre todo o suporte e apoio fornecido pelo franqueador e de como é o negócio da franquia na sua operação diária.

O terceiro erro é supor que franquia é um negócio totalmente garantido. Pode haver uma sensação de que por ser uma franquia é de alguma forma um negócio de sucesso garantido. Na verdade será você quem vai decidir se o negócio é de sucesso ou não. Franquia é um sistema de negócio que tem se provado como um gerador de lucros, mas precisa ser corretamente trabalhado. E a palavra chave aqui é trabalho. Como qualquer outro negócio, uma franquia exige muito trabalho e empenho.

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário