HomeAvaliandoToda franquia tem retorno de investimento entre 18 e 24 meses?

Toda franquia tem retorno de investimento entre 18 e 24 meses?

Toda franquia tem retorno de investimento entre 18 e 24 meses?

Especialista explica como é possível que os prazos sejam tão parecidos

Escrito por Marcus Rizzo, especialista em franquias e editado por Priscila Zuini. Originalmente publicado na Revista Exame.

 

Quase 64% de todas as franquias oferecidas apresentam um retorno entre 18 e 24 meses. Este retorno é o “payback” e representa o tempo decorrido entre o investimento no negócio e o momento no qual o lucro acumulado se iguala ao valor do investimento.

Você deve usar esta informação apenas como um referencial, pois geralmente este retorno não considera os valores do investimento no ponto comercial (luvas de ponto e obras de reforma) que varia de acordo com o local onde a franquia é instalada. Quando somamos estes valores, o tempo de retorno é alongado e o resultado é bem diferente do que foi informado inicialmente.

Para cada franquia que você estiver avaliando, faça o cálculo do retorno sobre o investimento ou ROI. Obtenha com o franqueador as informações sobre os investimentos, receitas e despesas da franquia. Além disso, é muito importante checar e detalhar estas informações com franqueados que já estão no negócio.

O resultado do ROI é um percentual que representa a taxa de retorno oferecida pelo negócio em bases mensais e anuais. Este resultado percentual permite comparar o retorno entre franquias de diferentes marcas ou de uma mesma franquia instalada em locais distintos.

Também é possível comparar com a remuneração que você teria se tivesse uma aplicação financeira do capital que será exigido para realizar o investimento na franquia.

Compartilhar:
Sem comentários

Deixe seu comentário